IFRS 16 / CPC 06 - operações de arrendamento (aluguéis) Reconhecimento, mensuração e contabilização a partir de 2019

Categoria: Contábil
Curso: presencial

Público alvo

Contadores, gerentes ou coordenadores, analistas ou assistentes contábeis, profissionais de auditoria ou consultoria e áreas afins.

 

Nível: Intermediário / Avançado. Pré-requisito: preferencialmente o interessado deve atuar no mínimo como analista ou assistente contábil e possuir conhecimentos prévios quanto aos cálculos e contabilização do leasing financeiro - até 2018 - ou relativos ao ajuste a valor presente (AVP), depreciação ou amortização e teste de impairment.

Objetivo

Evidenciar em detalhes as drásticas mudanças no critério de contabilização dos arrendamentos (aluguéis) em geral, em especial para o arrendatário (ou locatário), os controles a serem desenvolvidos, a transição para o novo modelo de reconhecimento, os reflexos tributários – inclusive quanto ao ISS – e nos indicadores financeiros da entidade, dentre outros aspectos. Desenvolvimento de exercícios práticos para aprendizagem e fixação do conteúdo

Conteúdo Programático

1 – Alcance da Norma, definição e identificação dos elementos necessários

1.1 – Isenções do alcance

1.1.1 – Arrendamentos de curto prazo

1.1.2 – Arrendamentos de ativos de baixo valor

 

2 – Distinção em relação ao contrato de serviços (CPC 47)

 

3 – Direito de controle do ativo identificado pelo locatário

3.1 – Uso de um ativo identificável

3.2 – Direitos substantivos de substituição

3.3 – Obtenção de benefícios econômicos

3.4 – Direito de dirigir o uso do ativo identificável

 

4 – Reconhecimento e contabilização do ativo e passivo de arrendamento

4.1 – Mensuração do direito de uso do ativo

4.1.1 – Ativos reclassificados

4.1.1.1 – Pagamentos antecipados, inclusive depósitos em garantia

4.1.1.2 – Custos iniciais incorridos pelo locatário, inclusive benfeitorias

4.1.2 – Depreciação e teste de impairment

4.2 – Mensuração do passivo de arrendamento

4.2.1 – Taxa de juros

4.2.1.1 – Implícita

4.2.1.2 – Incremental

 

5 – Mudanças no contrato de arrendamento

5.1 – Contabilização como locação separada

 

6 – Remensuração do passivo de arrendamento

6.1 – Cômputo de ganho ou perda diretamente no resultado

6.2 – Revisão da taxa de desconto

 

7 – Tratamento de situações específicas

7.1 – Aluguéis com base no faturamento ou receita auferida

7.2 – Custos de administração

7.3 – Reajuste do valor das parcelas a serem pagas

 

8 –  Requerimentos principais de apresentação nas demonstrações contábeis

8.1 – Evidenciação na Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC)

8.2 – Notas explicativas

8.2.1 – Divulgação

8.2.2 – Transição

 

9 – Impactos em Indicadores Financeiros

 

10 – Principais alterações para o reconhecimento e contabilização pelo arrendador

 

11 – Tributário - em conjunto com demais tópicos

11.1 – Possíveis impactos quanto ao ISS

11.2 – Apuração do PIS, COFINS, IRPJ e CSLL

11.2.1 – Crédito do aluguel e arrendamento mercantil pago ou creditado à PJ

11.2.2 – Adições e exclusões no Lalur/Lacs

11.2.3 – Efeito dos tributos e contribuições diferidos

11.2.4 – Plano de contas referencial da RFB

 

Metodologia: associa interação de ordem prática com o participante por meio da exposição de fundamentos teóricos, apresentados na apostila, combinados com exercícios práticos. Recomendável o uso de notebook com MS Excel ou equivalente instalado.

Instrutor(a)

Édison Remi Pinzon

Currículo

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), MBA em Gestão Tributária pelo INPG, atuou por mais de 20 anos nas áreas contábil, tributária e de controladoria de empresas industriais e de serviços e por 4 anos como analista de negócio em implantação de ERP, especialista em soluções na área de planejamento fiscal empresarial, consultor certificado do programa FORCEC, responsável pela  Atuábil Consultoria e Cursos, instrutor de cursos na Consult, SESCON/SC, SESCON/GF, SESCON/RS, CRC/PR, Karlinski Treinamentos Empresariais (RS), Doria Cursos e Socion Training. Palestrante de cursos gravados para o CRCPR em 2017 e para a UNIFENACON em 2015. Autor de artigos tributários publicados pelo SESCAP/PR, SESCON/GF e Veritae Orientador Profissional (RJ).


Observações

Incluso: 2 Coffee breaks, material didático (impresso) e certificado.

 

IMPORTANTE: O estacionamento é terceirizado. O valor para período integral é R$ 10,00. O pagamento deverá ser efetuado na recepção do prédio.

 

O SESCON/SC reserva-se ao direito de realizar o curso somente após o fechamento da turma.

Informações

Data(s) do curso

11/02/2019

Horários de realização

8h30 às 12hs e das 13h às 17h30

Carga Horária

8

Data limite da inscrição

08/02/2019

Local de realização

Auditório Sescon/SC - Av. Dr. Albano Schulz, 815 – Centro – Joinville/SC.

Mais informações

  • (47) 3433-9849 ou cursos@sesconsc.org.br.

Investimento

  •  R$ 442,00 - Não Representado
  • R$ 402,00 - Representado Sescon/SC 
  • R$ 366,00 - Associados Sindicont ou CEFIJO ou Ajorpeme 
  •  R$ 209,00 - Associados Sescon/SC 

Descontos

Para inscrições até 31/01 – 10% de desconto

Representados do Sescon/SC com a contribuição Sindical em dia ganhará 10% de desconto.

Utilize os pontos do programa e pague sua inscrição total ou parcial.