Como Reduzir Inadimplência: Políticas, Procedimentos e Comunicação Assertiva
Público alvo
Pessoas que desejam ampliar seus conhecimentos em Análise de crédito e Negociação com Inadimplentes.
Objetivo
• Apresentar um enfoque estratégico, técnico e comportamental que capacitará os colaboradores envolvidos na análise e concessão de crédito bem como na cobrança e negociação de dívidas, a usarem suas habilidades de percepção, comunicação e negociação, visando reduzir os níveis de inadimplência para a empresa.
• Apresentar alguns procedimentos práticos e técnicas de cobrança, bem como, as melhores abordagens para saber lidar com o cliente, tornando o processo de cobrança mais eficaz e eficiente.
Conteúdo Programático
Módulo I – ANÁLISE E CONCESSÃO DE CRÉDITO
· A missão do departamento de crédito e cobrança é minimizar
· riscos ou atingir as metas da empresa?
· Créditos reprovados não pagam as despesas e os custos de
· uma empresa.
· Mudança de paradigmas: Vendedores com visão de crédito e
· analistas com visão comercial.
· 5 C´s do Crédito.
· Cadastro de clientes como fonte de informações para tomada
· de decisões.
· Documentos: O que e como solicitar?
· Criando alternativas para vender para todos os tipos de
· clientes.
· Características necessárias para atuar no departamento de
· crédito e cobrança.
· Como negar crédito e não perder a venda e o cliente?
· Como lidar com clientes difíceis.
Módulo II – NEGOCIAÇÃO COM INADIMPLENTES
· Processo de comunicação: abordagem e linguagem adequada para o negociador.
· Atitudes que contribuem para a negociação com inadimplentes.
· Como evitar comportamentos que gerem reações defensivas dos clientes.
· Histórico do cliente inadimplente como fator preponderante no processo de negociação.
· 20 Estratégias de negociação.
· O poder das perguntas: Abertas, fechadas e alternativas.
· Habilidade de Escuta (Empática, Simpática, Antipática e Apática).
· Comportamento gera comportamento: Como diminuir tensões nos contatos.
· Como lidar com desculpas e utilizá-las a seu favor.
· Como lidar com clientes nervosos, irritados, impacientes.
· Controle Emocional. Ou você o domina ou será dominado por ele.
· Scripts de cobrança adequados às faixas de atraso.
Instrutor(a)
Marlos Vander
Currículo
Administrador de Empresas, MBA em Gerência Financeira e Controladoria, Pós-graduado em Counseling – IATES, Professor convidado do Pecege Esalq/USP e Trecsson Business/FGV, Palestrante FCDL-SC, CRC-SC, Foi consultor e coordenador regional do Sebrae-Paraná, Coordenou a implantação e centralização do crédito e cobrança da rede de lojas Gazin, onde obteve resultados expressivos na redução da inadimplência, fato este que tornou-se um case de sucesso pela Serasa/Experian, Tem como diferenciais: Linguagem simples, alegre dinâmica, didática que permite fácil compreensão dos temas com imediata aplicação. Ministra palestras e workshops baseados na metodologia Disney de Encantamento.
Observações
Incluso: 2 Coffee breaks, material didático (impresso) e certificado.
IMPORTANTE: Condições de estacionamento: Verificar disponibilidade no local.
O SESCON/SC reserva-se ao direito de realizar o curso somente após o fechamento da turma.
Informações
Data(s) do curso
12/11/2018
Horários de realização
8h30 às 12hs e das 13h às 17h30
Carga Horária
8
Data limite da inscrição
08/11/2018
Local de realização
Rua Pinheiro Machado, 157 – Paraiso - Caçador – Sede do Sescon/Sindicont
Mais informações
(47) 3433-9849 ou cursos@sesconsc.org.br
Investimento
- R$ 760,00 - Não Representado
- R$ 600,00 - Representado Sescon/SC
- R$ 500,00 - Associados Sindicont
- R$ 400,00 - Associados Sescon/SC
Condição de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito*
• Parcelamento no cartão de crédito em até 5 vezes, parcela mínima R$ 90,00 – consulte-nos.
Descontos
Para inscrições até 29/10 – 10% de desconto
Representados do Sescon/SC com a contribuição Sindical em dia ganhará 10% de desconto.
Utilize os pontos do programa e pague sua inscrição total ou parcial.