TURMA CONFIRMADA: Pronunciamento Técnico CPC 47 – Receita de Contratos com Cliente
Público alvo
Contadores, gerentes ou coordenadores, analistas e assistentes das áreas contábil e tributária, profissionais de auditoria ou consultoria e demais que desejem obter maior conhecimento da matéria.
Nível: Intermediário / Avançado. Pré-requisito: preferencialmente o interessado deve possuir razoável conhecimento ou experiência quanto à contabilização das receitas e seus respectivos custos. Necessário vivência com plano de contas – inclusive o Referencial da RFB – e estrutura das demonstrações contábeis.
Objetivo
Propiciar ao participante uma compreensão mais facilitada dos efeitos do Pronunciamento Técnico CPC 47, vigente a partir do ano-calendário 2018, os principais detalhes a serem observados para fins da correta contabilização da receita e de seus respectivos custos, bem como dos seus reflexos tributários, determinados no âmbito federal conforme a IN RFB 1.753/2017.
Conteúdo Programático
1 - Objetivo e alcance
1.1 - Definição de receita
1.2 - Principais segmentos ou atividades afetadas
1.3 - Controle do ativo
1.3.1 - Indicadores de transferência de controle
1.4 - Promessas nos contratos com clientes
1.4.1 - Expressas e implícitas
2 - Âncoras ou critérios fundamentais
2.1 - Distinção (ou capacidade de ser distinto)
2.2 - Confrontação
2.3 - Satisfação
2.4 - Variabilidade (contraprestação variável)
3 - Contratos com cliente
3.1 - Apuração do lucro do contrato
3.2 - Garantias não seguradas
3.3 - Combinação de contratos
3.4 - Perdas de crédito esperadas
4 - Modificação do contrato
4.1 - Contratos separados
4.2 - Contratos não separados
5 - Obrigações de desempenho
5.1 - Satisfação da obrigação de desempenho
5.1.1 - Em momento específico no tempo
5.1.2 - Ao longo do tempo
5.1.2.1 - Mensuração do progresso ou evolução
5.1.2.1.1 - Métodos de saídas
5.1.2.1.2 - Métodos de entradas
6 - Contraprestação a pagar ao cliente
6.1 - Bonificações e demais créditos vinculados à venda
7 - Alocação do preço da transação
7.1 - Venda conjunta
8 - Custos do contrato com o cliente
8.1 - Custo incremental do contrato
8.2 - Custos para cumprir o contrato
8.3 - Amortização e redução ao valor recuperável
9 - Apresentação de ativos e passivos
9.1 - Ativo de contrato
9.1.1 - Componente de financiamento significativo
9.2 - Passivo de contrato
9.2.1 - Direitos não exercidos de clientes
9.2.2 - Venda de produtos com direito a devolução
9.3 - Venda para entrega futura
9.4 - Impactos em Indicadores Financeiros
10 - Divulgação
11 - Transição
12 - Tributário - em conjunto com demais tópicos
12.1 - Impacto quanto ao ICMS e ISS
12.2 - Federal - efeitos da IN RFB 1.753/2017
12.2.1 - Critérios de reconhecimento e de mensuração da receita e custo não admitidos para fins de apuração do PIS, COFINS, IRPJ e CSLL
12.2.2 - Segregação da receita bruta para fins de ECD e ECF/EFD-Contribuições
12.2.2.1 - Contas de “Ajuste Fiscal da Receita Bruta” - plano de contas da empresa e da RFB
12.2.2 - Ajustes no Lalur/Lacs
12.2.3 - Evidenciação em nota explicativa
Metodologia: associa interação de ordem prática com o participante por meio da exposição de fundamentos teóricos, apresentados na apostila, combinados com exercícios práticos.
Instrutor(a)
Édison Remi Pinzon
Currículo
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), MBA em Gestão Tributária pelo INPG, atuou por mais de 20 anos nas áreas contábil, tributária e de controladoria de empresas industriais e de serviços e por 4 anos como analista de negócio em implantação de ERP, especialista em soluções na área de planejamento fiscal empresarial, consultor certificado do programa FORCEC, responsável pela Atuábil Consultoria e Cursos, instrutor de cursos na Consult, SESCON/SC, SESCON/GF, SESCON/RS, CRC/PR, Karlinski Treinamentos Empresariais (RS), Doria Cursos e Socion Training. Palestrante de cursos gravados para o CRCPR em 2017 e para a UNIFENACON em 2015. Autor de artigos tributários publicados pelo SESCAP/PR, SESCON/GF e Veritae Orientador Profissional (RJ).
Observações
Incluso: 2 Coffee breaks, material didático (impresso) e certificado.
IMPORTANTE: O estacionamento é terceirizado. O valor para período integral é R$ 10,00. O pagamento deverá ser efetuado na recepção do prédio.
O SESCON/SC reserva-se ao direito de realizar o curso somente após o fechamento da turma.
Informações
Data(s) do curso
13/02/2019
Horários de realização
8h30 às 12hs e das 13h às 17h30
Carga Horária
8
Data limite da inscrição
12/02/2019
Local de realização
Auditório Sescon/SC - Av. Dr. Albano Schulz, 815 – Centro – Joinville/SC.
Mais informações
(47) 3433-9849 ou cursos@sesconsc.org.br.
Investimento
- R$ 442,00 - Não Representado
- R$ 402,00 - Representado Sescon/SC
- R$ 366,00 - Associados Sindicont ou CEFIJO ou Ajorpeme
- R$ 209,00 - Associados Sescon/SC
Condição de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito*
• Parcelamento no cartão de crédito em até 5 vezes, parcela mínima R$ 90,00 – consulte-nos.
Descontos
- Para inscrições até 01/02 – 10% de desconto
- Representados do Sescon/SC com a contribuição Sindical em dia ganhará 10% de desconto.
Utilize os pontos do programa e pague sua inscrição total ou parcial.