Curso Analista Contábil – Aspectos Práticos

Categoria: Contábil
Curso: presencial

Público alvo

Profissionais da área contábil em geral, com maior ênfase aos assistentes e analistas que procurem por atualização ou reciclagem na matéria. Preferível que o participante seja usuário de planilhas eletrônicas (MS Excel ou equivalente).

 

Nível: Intermediário/Avançado. Pré-requisito: curso de Prática de Lançamentos Contábeis ou atuar com escrituração contábil há pelo menos 3 (três) anos.

Objetivo

Partindo de um balancete de verificação inicial, será desenvolvida, em âmbito prático, mediante o uso de software e/ou planilhas eletrônicas, a realização de lançamentos contábeis complementares, revisão de nomenclaturas e reclassificações entre contas ou grupos, exercícios de conciliação de contas patrimoniais – fontes internas e externas, cruzamento com obrigações acessórias, ajustes decorrentes dos atuais métodos e critérios contábeis vigentes comuns às entidades de fins lucrativos enquadradas como PME (NBC TG 1000) - tais como quotas de depreciação de bens do ativo imobilizado, inclusive sobre custo atribuído (deemed cost), ajustes a valor presente e a valor justo, provisões e “impairment” - e seus reflexos tributários a partir da vigência da Lei 12.973/2014, cálculo e contabilização do IRPJ e CSLL – corrente e diferido (presumido e real) e a elaboração das demonstrações contábeis, no âmbito da ECD, com ênfase nas notas explicativas e DFC.

Conteúdo Programático

1  – Balancete de verificação inicial

1.1 – Análise da consistência dos saldos

1.2 – Adequação de nomenclatura de acordo com as normas contábeis vigentes

1.3 – Reclassificações de saldos

1.3.1  – Entre Circulante e Não Circulante

1.3.2  – Entre Ativo e Passivo (ou vice-versa)

1.3.2.1    – uso de contas redutoras

1.4 – Mapeamento com o plano referencial e identificação da necessidade de abertura de contas

 

2  – Importação de registros de outros módulos ou sistemas

 

3  – Lançamentos contábeis complementares

3.1 – Mercadorias faturadas e não entregues

3.2 – Devolução de venda do exercício social anterior

3.3 – Perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa (PECLD) e perdas no recebimento de créditos

3.4 – Rendimentos de aplicações financeiras de renda fixa

3.5 – Créditos de ICMS, PIS e COFINS sobre aquisição de ativo imobilizado

3.6 – Despesas e receitas antecipadas

3.7 – Juros sobre empréstimos, IOF e IRRF incidentes

3.8 – Atualização monetária de tributos a recuperar

3.9 – Apropriação de juros e multa de mora e atualização de parcelamentos tributários

3.10 – Variações cambiais

3.11 – Atualização de impostos a recuperar

3.12 – Ganho ou perda na alienação de bem do ativo imobilizado

3.13 – PIS/COFINS apurados no período sobre demais receitas e créditos (regime não cumulativo)

3.14 – Reclassificações e transferências entre contas

 

4  – Conciliação das contas patrimoniais

4.1 – Principais fontes de informação

4.1.1  – Externas

4.1.2  – Internas

4.2 – Check-list

4.2.1  – Extratos, demonstrativos e relatórios

4.3 – Individualização analítica

4.3.1  – Por título e participante

4.3.2  – Por bem ou direito

4.4 – Elaboração de planilhas eletrônicas

4.5 – Cruzamento com declarações e obrigações tributárias acessórias

 

5  – Ajustes decorrentes dos novos métodos e critérios contábeis – entidades com fins lucrativos enquadradas como PME

5.1 – TG 1000 – Resolução CFC 1.255/2009 – aspectos gerais

5.2 – Quotas de depreciação do ativo imobilizado

5.2.1  – sobre custo de aquisição

5.2.2  – sobre custo atribuído (deemed cost)

5.3 – Ajustes a valor presente

5.4 – Ajustes a valor justo

5.5 – Provisões para riscos

5.6 – Perdas estimadas com recuperabilidade de ativos (impairment)

5.6.1  – Estoques

5.6.2  – Imobilizado

5.7 – Reflexos tributários após a vigência da Lei 12.973/2014

5.7.1  – Adoção de subcontas

5.7.2  – Controle na Parte B do Lalur/Lacs da ECF

 

6  – Juros sobre capital próprio e lucros distribuídos

6.1   – Cálculo e contabilização dos JSCP

6.1.1 – Contabilização proposta pela IN RFB 1.515/2014 – Exclusão no Lalur/lacs

6.2   – Lucros distribuídos com isenção de IRRF

6.2.1 – Pré-requisitos legais e contratuais

 

7  – IRPJ e CSLL

7.1 – Cálculo e contabilização do IRPJ/CSLL

7.1.1  – Devido (corrente)

7.1.2  – Diferido

 

8  – Demonstrações contábeis

8.1 – Observância quanto ao leiaute e regramento da ECD

8.2 – Notas explicativas

8.3 – Demonstração dos fluxos de caixa (DFC) e do resultado abrangente (DRA)

8.4 – Ajuste decorrente de retificação de erros de exercícios anteriores – exercício prático

 

OBSERVAÇÃO: Traga seu notebook

 

Metodologia: Associa interação de ordem prática com o participante com exposição de fundamentos teóricos, apresentados na apostila. Obrigatório o uso de notebook com MS Excel ou equivalente instalado. Alternativa de utilização de software para os tópicos relativos ao balancete inicial e lançamentos (opção: Domínio).

Instrutor(a)

Édison Remi Pinzon

Currículo

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), MBA em Gestão Tributária pelo INPG, atuou por mais de 20 anos nas áreas contábil, tributária e de controladoria de empresas industriais e de serviços e por 4 anos como analista de negócio (ERP), especialista em soluções na área de planejamento fiscal empresarial, consultor certificado do programa FORCEC, responsável pela  Atuábil Consultoria e Cursos, instrutor de cursos na Consult, SESCON/SC, SESCON/GF, SESCAP Londrina (LDR), SESCON/RS, CRC/PR, CRC/RS, Karlinski Treinamentos Empresariais (RS), Doria Cursos e Socion Training. Palestrante de palestras gravadas para o CRPCPR em 2017 e dos cursos “ECF – Escrituração Contábil Fiscal” e “Lucro Presumido” gravados para a UNIFENACON em 2015. Autor de artigos tributários publicados pelo SESCAP/PR, SESCON/GF e Veritae Orientador Profissional (RJ).


Observações

Incluso: 8 Coffee breaks, material didático (impresso) e certificado.

 

IMPORTANTE: O estacionamento é terceirizado. O valor para período integral é R$ 10,00. O pagamento deverá ser efetuado na recepção do prédio.

 

O SESCON/SC reserva-se ao direito de realizar o curso somente após o fechamento da turma.

Informações

Data(s) do curso

14/10/2019
15/10/2019
24/10/2019
25/10/2019

Horários de realização

8h30 às 12hs e das 13h às 17h30

Carga Horária

32

Data limite da inscrição

11/10/2019

Local de realização

Auditório Sescon/SC - Av. Dr. Albano Schulz, 815 – Centro – Joinville/SC.

Mais informações

(47) 3433-9849 ou cursos@sesconsc.org.br

Investimento

  • R$ 1.480,00 - Não Representado 
  • R$ 1280,00 - Representado Sescon/SC 
  • R$ 960,00 - Associados Sindicont ou CEFIJO
  • R$ 740,00 - Associados Sescon/SC 

Condição de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito*

  • Inscrições até 29/08 – em 3 vezes no boleto 
  • Inscrições até 25/09 – em 2 vezes no boleto

• Parcelamento no cartão de crédito em até 5 vezes, parcela mínima R$ 90,00 – consulte-nos.


Descontos

Para inscrições até 03/10 – 10% de desconto

Representados do Sescon/SC com a contribuição Sindical em dia ganhará 10% de desconto.

Utilize os pontos do programa e pague sua inscrição total ou parcial.