Encerramento das Demonstrações Contábeis na Prática - Traga seu Notebook

Categoria: Contábil
Curso: presencial

Público alvo

Contadores, gerentes ou coordenadores, analistas contábeis, profissionais de auditoria ou consultoria e áreas afins.

 

Nível: Intermediário/Avançado.
Pré-requisito:
o interessado deve atuar ao menos como analista contábil. Necessário vivência com escrituração contábil, plano de contas e estrutura das demonstrações contábeis anexadas ao Livro Diário.

Objetivo

Orientar aos interessados quanto a particularidades prévias ao encerramento das demonstrações contábeis individuais das entidades com fins lucrativos, considerando-se inclusive a NBC TG 1000 – aplicável às PME – e reflexos tributários representativos a partir da Lei 12.973/2014, e os cuidados para montagem das peças que compõem este conjunto, em especial de tabelas para notas explicativas. Inclui situações relacionadas aos Pronunciamentos Técnicos mais recentes do CPC, bem como retificação de erro de exercício anterior.

Conteúdo Programático

Metodologia: associa interação de ordem prática com o participante por meio da exposição de fundamentos teóricos, apresentados na apostila, combinados com exercícios práticos. Traga notebook com MS Word e Excel (ou equivalentes) instalados, para realização do Tópico 8 – Exercício prático.

 

Conteúdo Programático:

1        – Análise dos saldos das contas patrimoniais - balancete de verificação pré-encerramento

1.1    - Revisão de terminologias e enquadramentos nos grupos e subgrupos do Ativo e Passivo

1.2    – Segregação entre circulante e não circulante

 

2        - Adoção de contas redutoras de ativo e/ou de passivo

2.1    - Subcontas exigidas conforme Lei 12.973/2014

 

3        – Receita de contratos com cliente – Pronunciamento Técnico CPC 47

3.1    - Âncoras ou critérios fundamentais

3.2    – Reflexos tributários – IN RFB 1.753/2017

3.2.1 – Detalhamento em subcontas

 

4        - Perdas estimadas de ativos

4.1    – Contas a receber – Pronunciamento Técnico CPC 48

4.2    – Estoques

4.3    – Imobilizado

4.3.1 – Revisão de vida útil e teste de recuperabilidade

 

 

5        - Juros sobre capital próprio

5.1    – Critério alternativo de contabilização desde 2015

 

6        - IRPJ e CSLL diferidos –diferenças temporárias

6.1    – Apropriação

6.2    – Conciliação

 

7        – Destinação do lucro e constituição ou reversão de reservas

7.1    – Reserva de incentivos fiscais

7.1.1      – Doações e subvenções governamentais

7.1.2      – Isenção ou redução do IRPJ e CSLL – lucro da exploração

 

8        – Exercício prático

8.1    – Montagem do balanço patrimonial, demonstração de resultado, demonstrativo das mutações do patrimônio líquido e de fluxos de caixa

8.1.1      – Retificação de erro de exercício anterior

8.1.1.1 – Reflexo tributário – Lalur/Lacs

8.1.2      – Estruturação reflexa para fins da ECD – Sped Contábil (registros do Bloco J)

8.2    – Elaboração de notas explicativas

8.2.1      – Contas a receber

8.2.2      – Imobilizado

8.2.3      – Endividamento bancário

8.2.4      – Parcelamento de tributos

8.2.5      – Receita líquida

Instrutor(a)

Édison Remi Pinzon

Currículo

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), MBA em Gestão Tributária pelo INPG, atuou por mais de 20 anos nas áreas contábil, tributária e de controladoria de empresas industriais e de serviços e por 4 anos como analista de negócio (ERP), especialista em soluções na área de planejamento fiscal empresarial, consultor certificado do programa FORCEC, responsável pela  Atuábil Consultoria e Cursos, instrutor de cursos na Consult, SESCON/SC, SESCON/GF, SESCAP Londrina (LDR), SESCON/RS, CRC/PR, Karlinski Treinamentos Empresariais (RS), Doria Cursos e Socion Training. Palestrante de palestras gravadas para o CRPCPR em 2017 e dos cursos “ECF – Escrituração Contábil Fiscal” e “Lucro Presumido” gravados para a UNIFENACON em 2015. Autor de artigos tributários publicados pelo SESCAP/PR, SESCON/GF e Veritae Orientador Profissional (RJ).


Observações

Traga seu notebook com MS Word e Excel (ou equivalentes) instalados.


Incluso:
2 Coffee breaks, material didático (impresso) e certificado.

Importante: O estacionamento é terceirizado, as vagas serão liberadas conforme disponibilidade. O valor para período integral é R$ 10,00. O pagamento deverá ser efetuado na recepção do prédio.

O SESCON/SC reserva-se ao direito de realizar o curso somente após o fechamento da turma.

Informações

Data(s) do curso

15/02/2019

Horários de realização

8h30 às 12hs e das 13h às 17h30.

Carga Horária

8

Data limite da inscrição

Local de realização

Auditório Sescon/SC - Av. Dr. Albano Schulz, 815 – Centro – Joinville/SC

Mais informações

(47) 3433-9849 - cursos@sesconsc.org.br.

Investimento

R$ 442,00 - Não Representado

R$ 402,00 -Representado Sescon/SC

R$ 366,00 - Associados Sindicont ou CEFIJO ou Ajorpeme

R$ 209,00 - Associados Sescon/SC

Condição de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito*

• Parcelamento no cartão de crédito em até 5 vezes, parcela mínima R$ 90,00 – consulte-nos.


Descontos

  • Para inscrições até 30/01 – 10% de desconto
  • Representados do Sescon/SC com a contribuição Sindical em dia ganhará 10% de desconto.

Utilize os pontos do programa e pague sua inscrição total ou parcial.