25/04/2011        SESCON/SC        0 comentários.

Contabilista, hoje é seu dia. Parabéns!

“Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro”.

Com esta frase, dita no meio de um discurso de agradecimento a uma homenagem que recebia da Classe Contábil, o Senador e Patrono dos Contabilistas, João Lyra, instituiu o Dia do Contabilista, prontamente adotado pela classe contábil e, atualmente, oficializado em grande número de municípios. Era o ano de 1926.

Em dezembro do ano anterior, João Lyra havia sido eleito Presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros e, em toda a sua vida parlamentar, propôs e fez aprovar várias leis em benefício da profissão contábil.

Em seu discurso de agradecimento, Lyra homenageou outro grande contabilista, Carlos de Carvalho: “Quando, em 1916, justifiquei, no Senado Federal, a conveniência de se regularizar o exercício de nossa profissão, acentuada a merecida e geral confiança que adviria do abono da classe, por seus mais circunspectos representantes, à capacidade moral e técnica dos contadores, foi o grande e saudoso mestre paulista uma autoridade sem equivalente no Brasil, como bem disse Amadeu Amaral, quem me endereçou os primeiros e os mais desvanecedores protestos de apoio e de solidariedade”.

O Dia do Contabilista foi oficialmente instituído pela Lei Estadual nº 1989, em 23 de maio de 1979.

Naquela época, a função era exercida por um profissional chamado de guarda-livros, que era formado pelos cursos profissionalizantes das Escolas Técnicas do Comércio, cursos de nível médio, que depois foram sucedidos pelos Técnicos em Contabilidade.

Atualmente, os contabilistas são considerados os profissionais de nível técnico e também aqueles graduados em Ciências Contábeis – os contadores.

Diante da imensa inserção social e para a sintonia entre a sua grandeza e o seu exercício no dia a dia, o contabilista deve manter-se sempre atento aos bons procedimentos éticos, sobretudo no que se refere à honestidade, dignidade e liberdade profissional.

A profissão contábil vem se destacando nos últimos anos, especialmente, em função da necessidade das empresas em controlar de forma mais eficiente seus patrimônios e o resultado dos seus empreendimentos. A globalização trouxe avanços como as Normas Internacionais da Contabilidade.

Por isto tudo, o presidente do Sescon/SC, Elias Nicoletti Barth, tem absoluta certeza que os estudantes de contabilidade escolheram uma das profissões mais importantes do meio empresarial brasileiro já que nenhuma das mais de cinco milhões de empresas brasileiras podem abrir mão do trabalho de um profissional da área contábil.

Elias Barth deseja a todos aos profissionais os parabéns e sucesso nesta segunda-feira, 25 de abril, Dia do Contabilista.

A seguir o vídeo produzido pela Fundação Brasileira de Contabilidade que conta a história da Contabilidade.

Categoria: Notícias

  Comentários

O seu endereço de email não será publicado