29/04/2013        SESCON/SC        0 comentários.

Resultado e análise dos principais acontecimentos da semana no Congresso Nacional. 

Na Comissão de Assuntos Econômicos da Câmara dos Deputados, foi discutido o projeto de lei 4493/2012 que propõe a extensão da obrigatoriedade de demonstração do valor adicionado às companhias fechadas. O relator, deputado Marcon (PT/RS), retirou de pauta o projeto para refazer seu parecer apresentado pela aprovação da matéria.

No Senado Federal, aguardamos a apresentação das propostas de regulamentação da emenda constitucional do trabalho doméstico, de responsabilidade do relator da Comissão Mista de Consolidação das Leis, Romero Jucá (PMDB-RR). O senador confirmou na última quinta-feira que aguarda o posicionamento do governo para dar seu parecer.

Câmara dos Deputados

Plenário 23/04 – terça-feira

 

1)     MP 602/2012- Autoriza a prorrogação de contratos por tempo determinado no âmbito do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – Censipam e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, e dá outras providências.

RESULTADO: Aprovada a matéria vai ao Senado Federal.

 

2)     MP 593/2012 – Altera a Lei nº 12.513,de 26 de outubro de 2011, que institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico eEmprego – Pronatec, para ampliar o rol de beneficiários e ofertantes da Bolsa-Formação

Estudante; e dá outras providências.

RESULTADO: Não deliberada.

 

3)     MP 597/2012- Dá nova redação ao § 5º do art. 3º da Lei nº 10.101, de 19 de dezembro de 2000, e dá outras providências, isentando de Imposto de Renda o dinheiro recebido pelos trabalhadores a título de participação nos lucros das empresas.

RESULTADO: Não deliberada.

 

Comissões 23/04 – terça-feira

14h30min –CEICC (Comissão Especial que “Institui o Código Comercial”) Plenário 5

 Reunião Deliberativa: 

 RESULTADO:

a)     Foi decidido que as reuniões passarão a ser realizadas às quartas-feiras, às 15:00.

b)     A comissão ouvirá em audiência púbica o Ministro do STF, Doutor Gilmar Mendes, em 7/5/13.

c)     A comissão ouvirá em audiência pública representantes do Banco do Brasil e da Febraban, em 8/5/13.

d)     O Presidente designou o Deputado Laércio Oliveira Relator-Geral Substituto.

e)     Também foi aprovado o requerimento de autoria do Dep. Laércio Oliveira que convida o Vice-Governador do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingues, a participar de audiência pública na Comissão para discutir o Projeto de Lei que instituirá o Novo Código Comercial brasileiro.

 

14h30min –CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) Plenário 2

 Item 60 – PL. 2590/2007- Cria o extrato tributário do contribuinte pessoa física ou jurídica e dá outras providências. Explicação: Cria o Demonstrativo Geral de Contribuição.

AUTOR: Dep. Guilherme Campos – DEM/SP

RELATOR: Dep. Eduardo Cunha – PMDB/RJ

PARECER: pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa.

RESULTADO: Não deliberado

 

Comissões 24/04 – quarta-feira

10h00min –CDEIC (Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio) Plenário 5

Item 8 – PL .4493/2012- Altera o inciso V do art. 176 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, para estender às companhias fechadas a obrigatoriedade de demonstração do valor adicionado.

AUTOR: Dep. Marcon – PT/RS

RELATOR: Dep. Valdivino de Oliveira – PSDB/GO

PARECER: pela aprovação.

RESULTADO: Retirado pelo relator para alterações no parecer.

 

10h00min –CDEIC (Comissão de Finanças e Triobutação) Plenário 4

 Item 40 – PL 6787/2010 – Dispõe sobre a obrigação de as operadoras de cartão de crédito ou débito disponibilizarem aos clientes de bares, restaurantes, hotéis e assemelhados fatura específica para gorjeta.

AUTOR: Dep. Glauber Braga – PSB/RJ

RELATOR: Dep. Jerônimo Goergen – PP/RS

PARECER: Parecer do relator, Dep. Jerônimo Goergen, pela não implicação da matéria com aumento ou diminuição da receita ou da despesa públicas, não cabendo pronunciamento quanto à adequação financeira e orçamentária e, no mérito, pela aprovação.

RESULTADO: Não Deliberado em face do encerramento da reunião.

 

 

Senado Federal

 

Plenário 23/04 – terça-feira

 1)     MP 594/2012- Altera a Lei nº 12.096, de 24 de novembro de 2009, quanto à autorização para concessão de subvenção econômica em operações de financiamento destinadas a aquisição e produção de bens de capital e a inovação tecnológica e em projetos de infraestrutura logística direcionados a obras de rodovias e ferrovias objeto de concessão pelo Governo federal; altera a Lei nº 11.529, de 22 de outubro de 2007, quanto à concessão de subvenção econômica em operações destinadas a financiamentos a diferentes setores da economia; altera a Lei nº 12.409, de 25 de maio de 2011, quanto à concessão de subvenção econômica em financiamentos destinados a beneficiários localizados em Municípios atingidos por desastres naturais.

RESULTADO:Aprovada. A matéria vai à sanção.

 

Comissões 23/04 – terça-feira

10h – CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) Sala de Reuniões nº 19 da Ala Senador Alexandre Costa

 Item 01 – PRS 1/2013- Estabelece alíquotas do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS, nas operações e prestações interestaduais.

Autor: Presidente da República

Relator: Sen. Delcídio do Amaral – PT/MS

Relatório: Favorável ao Projeto nos termos do Substitutivo (Emenda nº 6) que apresenta e contrário às Emendas nºs 1 a 5.

RESULTADO: Comissão aprova o relatório, favorável ao Projeto

 

Item 02 – PLS 145/2008- Altera o art. 35 da Lei nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995, para elevar a idade dos dependentes para fins de Imposto de Renda da Pessoa Física.

Autor: Sen. Neuto De Conto – PMDB/SC

Relator: Sen.Benedito de Lira – PP/AL

Parecer: Pela aprovação do Projeto.

RESULTADO: Adiado para a próxima reunião da Comissão.

 

Assessor Parlamentar

Gustavo Vieira



Categoria: Notícias

  Comentários

O seu endereço de email não será publicado