08/03/2017        SESCON/SC        0 comentários.

777-campanha-declare-certo-em-joinville-79.jpgMutirões gratuitos, promovidos por empresários contábeis do Sistema Fenacon Sescap/Sescon, ocorrem nos meses de março e abril; confira abaixo datas, locais e horários em todo o país

Declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é uma tarefa que ainda tira o sono de muitos brasileiros. Cheio de detalhes e com mudanças implementadas a cada ano, o preenchimento do formulário demanda cuidado e exatidão, pois erros considerados simples podem levar o contribuinte à malha fina. Para esclarecer as principais dúvidas da população na hora de prestar contas à Receita Federal do Brasil (RFB), o Sistema Fenacon Sescap/Sescon realiza a Campanha Declare Certo 2017. Os mutirões gratuitos de orientação sobre o IRPF ocorrem ao longo de março e abril em diversas regiões do país. As ações serão intensificadas entre os dias 25 de março e 09 de abril.

Com o slogan “Evite problemas com o Leão, procure a orientação de um empresário contábil”, os sindicatos filiados à Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) vão atender a população em parques, praças, shoppings e em suas próprias sedes. “Os empresários contábeis estarão disponíveis para tirar dúvidas durante a campanha e também poderão indicar profissional habilitado para realizar o preenchimento completo da declaração. O projeto tem como objetivos evitar transtornos para o contribuinte e colaborar com a Receita Federal no sentido de gerar dados cada vez mais precisos”, destaca o presidente da Federação, Mario Elmir Berti.

Mudanças

Na declaração deste ano, passa a ser obrigatório informar o CPF de dependentes com 12 anos completos até 31 de dezembro de 2016. Antes a idade mínima era 14 anos. A intenção da Receita Federal é diminuir o risco de fraudes e a inclusão do mesmo dependente em diferentes declarações. “A cada ano, o Fisco investe mais em procedimentos de segurança e cruzamento de dados para garantir a veracidade das informações prestadas pelo contribuinte. Por isso é tão importante procurar a orientação de um empresário contábil e evitar erros”, destaca o presidente do Sescon/SC, Eugenio Vicenzi.

Outros dois pontos demandam atenção em 2017. O primeiro atinge aqueles que participaram do Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária ano passado. De acordo com o presidnete do Sescon/SC, esses contribuintes terão de apresentar declaração retificadora do ano-calendário 2015 ou cairão na malha fina. O segundo ponto diz respeito àqueles que possuem bens e direitos no exterior. “Nesse caso, o contribuinte deverá entregar a Declaração de Capital Brasileiro no Exterior 2017 (CBE), mas o prazo termina bem antes, no dia 05 de abril”, alerta.

A Receita também divulgou mudanças tecnológicas para este ano. Não será preciso baixar dois softwares – o Programa Gerador da Declaração (PGD) e o Receitanet, usado para transmitir o documento –, pois o download será feito em conjunto. O sistema também vai recuperar automaticamente os nomes quando os CPFs ou CNPJs forem informados no formulário, facilitando o preenchimento da declaração.

Confira os eventos já confirmados:

Cidade: Tubarão
Data: 11 de março
Horário: 9 às 17 horas
Local: Avenida Marcolino Martins Cabral

Cidade: Chapecó
Data: 25 de março
Horário: 9 às 17 horas
Local: Avenida Getulio Vargas 558 (em frente a Havan)

Cidade: Joinville
Data: 04 e 05 de abril
Horário: 10 às 22 horas
Local: Shopping Mueller

Cidade: Joinville
Data: 06 e 07 de abril
Horário: 10 às 22 horas
Local: Garten Shopping Joinville

Cidade: São Bento do Sul
Data: 08/04
Horário: 9 às 19 horas
Local: Hiper Germânia



Categoria: Notícias

  Comentários

O seu endereço de email não será publicado