23/09/2011        SESCON/SC        0 comentários.

Devido aos danos causados pela enchente que assolou todo o Alto Vale do Itajaí, a Fenacon protocolou junto ao Ministro da Integração Nacional em Brasília um documento assinado pelo presidente do Sindicato dos Contabilistas do Alto Vale do Itajaí, Paulo César da Silva, a diretora regional do Sescon, Delci Tamanini e pelo presidente estadual do Sescon, Elias Nicoletti Barth.

O documento apresenta as reivindicações em caráter de emergência que vão ser fundamentais para amenizar os impactos da tragédia e dar nova dinâmica ao município. De acordo com o presidente do Sindicont o apoio da Fenacon foi de fundamental importância. “Agradecemos a Fenacon pelo pronto atendimento ao pleito do Sindicont de Rio do Sul. A iniciativa vai auxiliar e muito na reconstrução de todo o Alto Vale”, destaca.

Entre as ações do ofício, está a liberação do FGTS integral para os municípios que decretaram estado de calamidade pública. Prorrogação de 90 dias para pagamento de impostos federais e suspensão de protestos, além de linhas de crédito e agilidade no Programa Minha Casa Minha Vida.

Clique aqui e leia o documento na íntegra.

Pagamento do FGTS aos atingidos por enchente no Vale começa em 24 de outubro

O pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos atingidos pela enchente no Vale do Itajaí vai começar dia 24 de outubro. A informação foi confirmada pela Caixa na tarde desta quinta-feira.

O pagamento será feito mediante cadastro dos trabalhadores nas nove cidades que vão funcionar como centrais de atendimento do FGTS. São elas: Blumenau, Itajaí, Rio do Sul, Navegantes, Brusque, Timbó, Ituporanga, Presidente Getúlio e Taió. Veja abaixo os locais de atendimento.

Agora, a Caixa trabalha na definição do cronograma de pagamento. Provavelmente, o cadastro vai funcionar como em 2008, pelas iniciais do nome. A relação deve ser divulgada a partir do dia 17.

Para cumprir com estes prazos, a Caixa estabeleceu uma data-limite para que os municípios entreguem o Relatório de Avaliação de Danos (Avadan). As prefeituras têm até o dia 13 para encaminhar o documento. É este relatório que vai delimitar quantas pessoas foram efetivamente atingidas pela enchente e terão direito ao saque do FGTS.

Centrais de atendimento

Blumenau – Ginásio Sebastião Cruz (o Galegão)
Itajaí – Ginásio Gabriel Colares
Rio do Sul – Centro de Eventos Hermann Purnhagen
Navegantes – Pavilhão Municipal, ao lado do Ginásio de Esportes
Brusque – ainda não definiu Timbó – Escola Municipal Padre Martinho Stein
Ituporanga – Pavilhão de Esportes João Carlos Thiesen
Presidente Getúlio – Ginásio de Esportes Pereirão
Taió – Salão da Paróquia Cristo Rei

Quem tem direito ao saque do FGTS

Saque integral: Municípios que decretaram calamidade pública: Aurora, Agronômica, Brusque, Ituporanga, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Laurentino, Lontras, Taió, Rio do Oeste e Trombudo Central

Saque com limite de R$ 5,4 mil: Todos os municípios que decretaram situação de emergência, entre eles, Blumenau e Itajaí. Nestas cidades apenas moradores de ruas atingidas

* informações do Sescon/SC, O Barriga Verde e Diário Catarinense

Categoria: Notícias

  Comentários

O seu endereço de email não será publicado