21/04/2015        SESCON/SC        0 comentários.
Objetivo da ação foi alertar para reduzir as chances de o documento cair na malha fina - Foto: Divulgação

Objetivo da ação foi alertar para reduzir as chances de o documento cair na malha fina – Foto: Divulgação

A manhã de sábado (18) foi dedicada a esclarecer dúvidas da população em relação ao imposto de renda 2015. Sescon/SC, Sindicont, CRCSC e o curso de Ciências Contábeis da Unisul se uniram para realizar o evento “Declare Certo”, uma iniciativa que busca repassar orientação especializada a fim de evita erros e omissão de informações. A atividade teve início as 9h e se estendeu até as 12h.

Na oportunidade os profissionais ensinaram o preenchimento correto da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) que costuma gerar muitas dúvidas entre os contribuintes.

Ainda na sexta-feira (17), o diretor regional do Sescon/SC, Jervison Martinelli, juntamente com outros profissionais, participaram de uma entrevista na Rádio Araranguá, onde esclareceu as dúvidas dos ouvintes e falou sobre o evento.

Segundo os especialistas a recomendação é buscar o auxílio de profissionais da área de contabilidade, conforme orienta a Fenacon. Assim como em 2014, o procedimento pode ser feito pelo site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) até o dia 30 de abril.

Este ano, algumas inovações foram implantadas, como o recebimento de alertas avisando se o contribuinte caiu na malha fina, além da opção de realizar um rascunho do formulário.

O que deve ser declarado

Devem constar na declaração a aquisição bens de consumo acima de R$ 5 mil e movimentações contas-correntes com saldo superior a R$ 140. 

Também precisam ser mencionados alguns rendimentos não tributáveis, como valores de rescisão de contrato, do FGTS ou de ações judiciais específicas.

Outra recomendação, é armazenar documentos de despesas médicas, inclusive planos de saúde, além de gastos com educação própria e de seus dependentes. 

 

Com informações da Revista W3



Categoria: Notícias

  Comentários

O seu endereço de email não será publicado