16/03/2018        SESCON/SC        0 comentários.

A existência do Sescon/SC como Sindicato Patronal depende fundamentalmente da sua participação. Para tanto, agradecemos a todos que realizaram o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal.

O Sescon/SC continua atento às necessidades de seus representados, realizando além da negociação das convenções coletivas com doze sindicatos laborais, a defesa das empresas perante o poder público.

Confira as principais ações do Sescon/SC:

Dezembro

Jucesc atende pedido e prorroga prazo

Durante o mês de dezembo, a Junta Comercial atendeu o pedido do Sescon/SC, realizado através do ofício nº 032/2018, informando que serão aceitos PROTOCOLOS FÍSICOS  para LIVROS até 31/03/2019, na Sede e nos Escritórios Regionais da Jucesc.

A nova data para obrigatoriedade do Protocolo Digital para Livros passou a ser 1º de abril de 2019.

Pedido de esclarecimentos à Receita Federal

O Sescon/SC, a pedido de seus representados, encaminhou ofício à Fenacon sugerindo que aquela entidade solicite à Receita Federal do Brasil, com urgência, esclarecimentos acerca da IN RFB nº 1729, ou ainda, a confecção de uma cartilha com orientações detalhadas sobre a quem se aplica e como proceder para seu cumprimento.

A RFB disponibiliza um link (confira aqui) em seu site que tenta explicar como é o processo para informação do Beneficiário Final, no entanto o conteúdo não esclarece por completo as dúvidas de muitos profissionais.

Confira a íntegra do documento encaminhado.

Fórum Simplifica

Em dezembro, a vice-presidente, Maria Salete Rodrigues Pacheco, participou da última reunião no ano de 2018 do Fórum Simplifica SC.

Dentre os assuntos discutidos estiveram os Livros Digitais, o SC Bem Mais Simples, as atualizações da JUCESC Digital, um Projeto de Lei da Vigilância Sanitária e o Sistema de Cadastro Integrado Municipal da Fecam.

Ao longo dos últimos anos, o Fórum Simplifica SC tem sido importante instrumento de diálogo com os órgãos estaduais, cujo o intuito é desburocratizar os processos.

Novembro

Vaga de Vogal na Jucesc

O Sescon Santa Catarina, Sescon Grande Florianópolis e Sescon Blumenau há muito vêm trabalhando no sentido de pleitear para a classe contábil, uma das cadeiras no corpo de vogais da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina.

Na manhã de 13 de novembro, o Colégio de Vogais referendou a indicação do Governador Eduardo Pinho Moreira, para que o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Santa Catarina – SESCON, venha ocupar uma vaga no Colégio de Vogais da Junta Comercial.

Assembleias Gerais

Demonstrando transparência e enfatizando o espírito democrático da entidade, o Sescon/SC realizou, no dia 29 de novembro, assembleias para aprovação da proposta orçamentária de receitas e despesas para o exercício de 2019 e também para aprovação do reajuste da mensalidade associativa.

As pauta das votações, que ocorreram de forma online, tiveram quase 90% de aprovação dos participantes.

Sescons pedem prorrogação para Jucesc

Atendendo as solicitações dos associados do Sescon Santa Catarina, foi encaminhado o ofício nº 032/2018, também assinado pelo Sescon Grande Florianópolis e Sescon Blumenau, com sugestões referentes a prazo e procedimento para registro de livros na Junta Comercial.

Confira a íntegra do documento, encaminhado ao senhor Gerson Antonio Basso, presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC).

Outubro

Enescon 2018

Com o tema “Tecnologia Unindo Pessoas e Negócios” os Sescons catarinenses realizaram com muito sucesso a sexta edição do Enescon na cidade de Florianópolis.

O evento prestigiado por mais de 300 participantes, apresentou palestrantes como Roberto Dias Duarte, Anderson Hernandes, Vânia Ferrari, Arthur Igreja e David Schurmann (Família Schurmann).

Nova sede Regional Xanxerê

Pensando sempre em melhor atender nossos associados e clientes, a regional do Sescon/SC de Xanxerê está funcionando em novo endereço.

A nova instalação, mais confortável e funcional está localizada na rua Olavo Bilac, 380, no Centro da cidade.

Sescon/SC ouve representados para traçar planos para o futuro da entidade

O presidente do Sescon/SC, Claudinei Bertotto, percorreu todas as regionais do estado conversando com os associados e debatendo o futuro das empresas contábeis.

O último, dessa série de encontros, aconteceu no início do mês de outubro na cidade de Rio do Sul, cujo objetivo também esteve relacionado com o Planejamento Estratégico da entidade.

Setembro

Instalação da Macro Delegacia Oeste

Em um evento que reuniu dezenas de empresários na cidade de Chapecó no dia 14 de setembro, o presidente assinou oficialmente o documento de implementação da Delegacia do Sescon/SC da Região Oeste.

No dia seguinte, membros da diretoria foram levados pelo agora delegado Alvaci Gazoni para conhecer as instalações da nova delegacia.

Presidente Bertotto realiza ciclo de debates pelo estado

Pensando sempre em agregar mais valor para os seus filiados, o Sescon/SC iniciou no mês de setembro uma série de encontros, em todas as regiões do estado, com a presença do presidente Claudinei Bertotto.

O objetivo dos encontros foi debater o futuro dos serviços contábeis através de uma oficina prática. O pontapé inicial foi dado na tarde dessa quarta-feira (12/09), na cidade de São Miguel do Oeste, e contou com a participação do especialista Michel Winkler da empresa Xperienz.

Semana Fiscal de Rio do Sul

O Sescon/SC fica satisfeito em contribuir mais uma vez com a realização de um importante evento para a classe contábil da cidade de Rio do Sul. Graças a parceria com o Sindicont e com os órgãos públicos, a Semana Fiscal apresentou um valioso conteúdo para o público presente durante os dias de evento.

Mais de 200 participantes puderam assistir as palestras e tirar dúvidas com representantes da Receita Federal, Receita Estadual, Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Junta Comercial, entre outros.

Em busca por melhorias no atendimento Delegacia RFB de Joaçaba

Em nome de seus representados da região, o Sescon/SC protocolou junto a Delegacia da Receita Federal em Joaçaba, na última quarta-feira (19/09), um Ofício solicitando melhoria no atendimento do órgão.

A principal reivindicação é o aumento no número de atendentes, sugerindo inclusive a disponibilidade de um atendimento diferenciado e exclusivo para contadores.

Confira a íntegra do documento.

Agosto

Modelo de Modelo Acordo Individual de Banco de Horas

Com o objetivo de facilitar a implantação do BANCO DE HORAS para nossos associados e seus respectivos clientes, o SESCON SC disponibilizou no site, na área restrita, um modelo de ACORDO INDIVIDUAL DE BANCO DE HORAS, bem como uma sugestão de passo a passo para sua implantação.

 

Palestras Gratuitas sobre eSocial 

Em parceria com a Receita Federal, o Sescon/SC também realizou, durante o mês de agosto, palestras gratuitas sobre o eSocial nas cidade de Videira, Chapecó e São Miguel do Oeste.

As palestras foram ministradas por Auditores da Receita Federal, tendo também arrecadação de alimentos para a participação. Nessas três cidades foi arrecada mais de meia tonelada de produtos não perecíveis.

Live esclarece dúvidas sobre EFD Reinf

O Sescon/SC transmitiu uma Live no Facebook com o Instrutor Édison Remi Pinzon. O tema abordado foi EFD Reinf – ênfase em Retenções Tributárias e CPRB.

Quase mil pessoas assistiram o vídeo, dando a oportunidade para esclarecer muitas dúvidas dos participantes.

Palestra Gratuita sobre Reforma Trabalhista

No início do mês de Agosto, o Sescon/SC promoveu a palestra Reforma Trabalhista com Ênfase no eSocial e Contrato Intermitente (cálculos), com o Doutor Gilson Gonçalves, nas cidades de Joinville e Chapecó.

Por se tratar de um evento gratuito, foram arrecadados alimentos não perecíveis para participação.

Somados os dois eventos foram mais de 200 produtos que foram doados para instituições beneficentes das respectivas cidades.

Julho

Sescon/SC recebe ofício do CRM respondendo sugestões

No final do mês de junho, representantes do Sescon/SC estiveram reunidos com o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (Cremesc) em Florianópolis.

O objetivo do encontro foi entregar um ofício com sugestões das entidades contábeis para melhorar o processo de registro junto ao CRM (disponibilizamos a íntegra do ofício na área de Utilitários do site do Sescon/SC).

O documento foi analisado e nesta semana recebemos a resposta através do Ofício CRM-SC Nº 4388/2018.

Confira a íntegra deste documento

Líderes do sistema Fenacon discutem a construção de um novo modelo de sindicato

Presidentes e diretores dos SESCAPs e SESCONs da região Sul participaram em 27/07, da primeira reunião regional organizada pela diretoria, então, recém-eleita da Fenacon.

A reunião começou com uma exposição individual sobre o que está sendo realizado em cada sindicato para aumentar a arrecadação e suprir a ausência das contribuições. Na sequência, os dirigentes realizaram um brainstorm sobre novas fontes de custeio, oferta de novos produtos e serviços, ampliação da representação e, ainda, a negociação coletiva.

No encontro também foi discutido o objetivo de unificar as ações no sentido de criar ações voltadas para a inovação, disrupção e reinvenção do ambiente sindical.

Ofício sobre prorrogação do PERT

A Lei Complementar 162 de 06/04/2018 institui o Pert-SN, porém, o sistema foi disponibilizado somente em 04/06/2018, concedendo para as empresas apenas trinta e seis dias para adesão.

Diante disso, o Sescon/SC encaminhou um ofício à Fenacon para que interceda junto a Receita Federal uma possível prorrogação do prazo.

Confira a íntegra do documento.

Junho

Saldo positivo após reuniões em Florianópolis

O presidente do Sescon/SC, Claudinei Bertotto, acompanhado pelos diretores Gustavo Luiz Santana, Cenildo Colossi e pelo ex-presidente Eugenio Vicenzi, participaram de diversas reuniões de trabalho em Florianópolis durante os dias 26 e 27 de junho.

No dia 26/06, além da reunião do Simplifica SC, ocorreram reuniões com o presidente da JUCESC e com a Secretaria do Estado da Fazenda que atua na Operação Concorrência Leal.

Já na quarta-feira, 27/06, ocorreram reuniões com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e com o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (Cremesc).

Diretoria Relatório de Gestão

A Diretoria da Gestão 2014 – 2018 do Sescon/SC, produziu um vídeo com um resumo das Atividades realizadas durante esse período.

O material, publicado no site da entidade e nas redes sociais, é apresentado pelo presidente Eugenio Vicenzi representando todos os membros da última diretoria. Confira o vídeo!

Encontro com a Receita Federal em Joaçaba

O Sescon/SC esteve envolvido na realização do Encontro com a Receita Federal na região de Joaçaba, que aconteceu em 26/06.

Foram 136 participantes no evento, onde foi abordado o eSocial, EFD Reinf e DCTF Web.

Representando o Sescon/SC estiveram presentes o diretor regional Luis Fernando Righi e o diretor Joel Luiz Silva.

Pedido de prorrogação do prazo da entrega mensal da EFD-REINF

O empresário contábil Vilson Wegener, ainda como diretor financeiro da Fenacon, encaminhou para a Fenacon, a pedido dos empresários contábeis catarinenses, a solicitação de prorrogação do prazo da entrega mensal da EFD-REINF – que substituirá a DIRF (anual) assim que o eSocial entrar em vigor – para o segundo mês da ocorrência do fato gerador, que hoje, conforme a instrução normativa, seria para o mês seguinte.

O Sescon/SC entendeu a dificuldade de atendimento do prazo estabelecido pela Receita Federal e deu irrestrito apoio à proposta.

Maio

Live gratuita sobre eSocial

No dia 30 de maio, o Sescon/SC realizou uma transmissão ao vivo pelo Facebook com o instrutor Leandro A. Lunardi. O tema abordado na transmissão foi o eSocial, cujo conteúdo foi visto por quase mil pessoas e contou com dezenas de comentários.

A ação teve um ótimo resultado e em breve outras lives serão feitas pela entidade para esclarecer dúvidas dos internautas.

Forum Simplifica

O Sescon/SC, representado pelo ex-presidente Eugenio Vicenzi, participou no dia 18/05 de mais uma reunião do Fórum Simplifica.

Na pauta do dia assuntos como:

– Estatística completa sobre a abertura de empresas em Santa Catarina;
– Alteração no comando das entidades coordenadoras;
– Proposta de elaboração de material instrutivo dos órgãos envolvidos no licenciamento simplificado;
– MP220 – ICMS (Revogada na Alesc em 08.05.18).

Primeira Reunião Nova Diretoria

No dia 11/05 foi realizada a primeira reunião da nova diretoria do Sescon/SC.

Na reunião onde foram discutidos diversos temas de interesse da classe, também foi assinado o Termo de Posse da nova diretoria, presidida pelo empresário contábil Claudinei Bertotto da cidade de Caçador.

Abril 2018

Negociações da CCT 2018/2019

Durante o mês abril, o Sescon/SC, através do assessor júridico, o advogado Alfredo Alexandre de Miranda Coutinho, iniciou as negociações da CCT 2018/2019 com os 12 sindicatos laborais. Apesar da negociação dura, nos mantemos firmes na proposta de que o reajuste salarial não ultrapassasse muito o índice do período, atendendo assim a reivindicação da categoria coletada durante as visitas na regionais.

Novidade: Área Restrita no site

O Sescon/SC disponibilizou aos seus associados uma área restrita no site onde diversos conteúdos exclusivos estão sendo disponibilizados, como por exemplo: Calendário Fiscal, Notícias Exclusivas, Videos, Ofícios encaminhados pelo entidade, Ações, Convites e Novas parcerias.

Para ter acessos a todos esses conteúdos basta o associados acessar www.sesconsc.org.br, clicar em Portal do Associado e em seguida clicar em Área Restrita, assim aparecerá a tela para digitar o e-mail e a senha de acesso ao portal do associado.

Balanço do Declare Certo 2018

O Sescon/SC realizou, pelo décimo primeiro ano consecutivo, a campanha Declare Certo orientando gratuitamente os contribuintes sobre a forma correta de fazer a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Em 2018, foram oito cidades onde o evento foi realizado: Concórdia, Rio do Sul, Joinville, Itajaí, Videira, Chapecó, São Bento do Sul e Rio Negrinho.

Ao todo, aproximadamente 300 contribuintes foram orientados pelos profissionais que dedicaram parte do seu tempo nessa ação social do Sescon/SC em parceria com as demais entidades contábeis do estado e universidades locais. Também foram realizadas entrevistas para diversos veículos de mídia, como rádios, emissoras de TV e jornais.

Março 2018

Para facilitar a declaração do IRPF 2018

O Sescon/SC disponibilizou, aos seus representados, o programa IR Analytics. Uma ferramenta facilitadora, que minimiza o trabalho do contador na hora de declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física.

Associados que quitaram a Sindical 2017 e 2018 ganharam gratuidade. Já os demais associados e representados ganharam um excelente desconto para a aquisição.

Sescon/SC promove encontros para ouvir representados sobre CCT 2018/2019

Pinhalzinho

Durante o mês de março, o presidente eleito do Sescon/SC, Claudinei Bertotto, percorre o estado para ouvir os representados a respeito da Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019, que dará subsídio para as negociações com os Sindicatos Laborais.

Ao todo 25 encontros em todas as regiões do estado, sempre acompanhado pela assessoria jurídica da entidade. Saiba mais em https://sesconsc.org.br/noticias/sescon-sc-promove-encontros-para-ouvir-representados-sobre-cct-2018-2019/

Declare Certo: ações de orientação sobre o IRPF por todo o estado

Com o slogan “Evite problemas com o Leão, procure a orientação de um empresário contábil”, o Sescon/SC, realiza todos os anos atendimento a população catarinense em diversas cidade do estado. A iniciativa fortalece a imagem da Empresa Contábil como apoio seguro aos contribuintes na hora de ajustar as contas com o leão. Leia mais em https://sesconsc.org.br/noticias/declare-certo-acoes-de-orientacao-sobre-o-irpf-por-todo-o-estado/

Fevereiro 2018

Associados do Sescon/SC elegem a Chapa Única com 96,32% de votos favoráveis

No dia 22 de Fevereiro, o Sescon/SC realizou as Eleições para eleger sua Nova Diretoria – Gestão 2018/2022 e para aprovar a nova redação do Estatuto com a base territorial alterada.

Na eleição, que aconteceu por meio de um sistema online, das 8 até as 18 horas, foi eleita a Chapa Única com 96,32% de votos favoráveis, da mesma forma que foi aprovada a alteração no Estatuto da entidade com 93,41%. Leia mais em https://sesconsc.org.br/noticias/associados-do-sescon-sc-elegem-chapa-unica/

Desconto especial no 4° Enescopar

Empresários associados ao SESCON/SC tiveram desconto especial para participar do 4º Enescopar – Encontro das Empresas de Serviços do Paraná, que aconteceu no mês de março em Curitiba. Na programação estiveram palestrantes como Marcelo Violento, Arthur Igreja, Gil Giardelli, Ricardo Dória e Jaqueline Weigel.

Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie (DME)

O Sescon/SC disponibilizou, em Fevereiro, arquivos das instruções e base legal para atender mais uma obrigação acessória instituída pela Receita Federal do Brasil, a DME, Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie, pela Instrução Normativa RFB nº 1.761, publicada no Diário Oficial da União de 21.11.2017. Saiba mais em https://sesconsc.org.br/noticias/declaracao-de-operacoes-liquidadas-com-moeda-em-especie-dme/

Janeiro 2018

Sescon/SC faz acordo para manter posto da Jucesc em Itajaí

Com o objetivo de continuar o atendimento para todos aqueles que necessitam dos serviços da Junta Comercial em Itajaí, o Sescon/SC firmou um acordo de cooperação com a Jucesc para realizar os atendimentos do orgão na cidade.

Para evitar que os empresários se deslocassem até Florianópolis para receber atendimento, o Sescon/SC assumiu o atendimento dos serviços da Jucesc a partir de Janeiro de 2018.

Leia mais em https://sesconsc.org.br/noticias/jucesc-escritorio-regional-de-itajai/

Na luta para garantir o Refis às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

O SESCON/SC e todo o Sistema Fenacon entraram na luta para garantir o Programa de Renúncia Fiscal (Refis) às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Isso porque o presidente, Michel Temer, vetou, no dia 5 de janeiro, o projeto de lei complementar que permitia o refinanciamento dos débitos com desconto de multas e juros, o chamado Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional (Pert-SN).

Veja a íntegra do Ofício enviado https://sesconsc.org.br/noticias/junte-se-ao-sescon-sc-na-luta-para-garantir-o-refis-as-microempresas-e-empresas-de-pequeno-porte/

Mais um benefício para associados

O Sescon/SC firmou convênio com a Stactus Sistemas, para disponibilizar aos associados um programa que aumenta em 80% a produtividade na geração da DIRF de cartões de crédito. Associados da entidade ganham 40% de desconto na aquisição do programa.

Planilhas do Simples Nacional

No mês de janeiro, o Sescon/SC disponibilizou, exclusivamente para os seus associados, a Planilha do Simples Nacional elaborada pelo secretário executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), Silas Santiago.

O objetivo da planilha é descomplicar um pouco a vida do empresário contábil, bastando preencher o valor da Receita Bruta dos 12 últimos meses.

Confira também as ações de anos anteriores:

Relembre algumas Ações em 2017 

Relembre algumas Ações em 2016

Relembre algumas Ações em 2015



Categoria: Notícias

  Comentários

O seu endereço de email não será publicado