16/03/2018        SESCON/SC        0 comentários.

A existência do Sescon/SC como Sindicato Patronal depende fundamentalmente da sua participação. Para tanto, agradecemos a todos que realizaram o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal.

O Sescon/SC continua atento às necessidades de seus representados, realizando além da negociação das convenções coletivas com doze sindicatos laborais, a defesa das empresas perante o poder público.

Confira as principais ações do Sescon/SC:

 

Julho

Sescon/SC recebe ofício do CRM respondendo sugestões

No final do mês de junho, representantes do Sescon/SC estiveram reunidos com o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (Cremesc) em Florianópolis.

O objetivo do encontro foi entregar um ofício com sugestões das entidades contábeis para melhorar o processo de registro junto ao CRM (disponibilizamos a íntegra do ofício na área de Utilitários do site do Sescon/SC).

O documento foi analisado e nesta semana recebemos a resposta através do Ofício CRM-SC Nº 4388/2018.

Confira a íntegra deste documento

 

Líderes do sistema Fenacon discutem a construção de um novo modelo de sindicato

Presidentes e diretores dos SESCAPs e SESCONs da região Sul participaram em 27/07, da primeira reunião regional organizada pela diretoria, então, recém-eleita da Fenacon.

A reunião começou com uma exposição individual sobre o que está sendo realizado em cada sindicato para aumentar a arrecadação e suprir a ausência das contribuições. Na sequência, os dirigentes realizaram um brainstorm sobre novas fontes de custeio, oferta de novos produtos e serviços, ampliação da representação e, ainda, a negociação coletiva.

No encontro também foi discutido o objetivo de unificar as ações no sentido de criar ações voltadas para a inovação, disrupção e reinvenção do ambiente sindical.

 

Ofício sobre prorrogação do PERT

A Lei Complementar 162 de 06/04/2018 institui o Pert-SN, porém, o sistema foi disponibilizado somente em 04/06/2018, concedendo para as empresas apenas trinta e seis dias para adesão.

Diante disso, o Sescon/SC encaminhou um ofício à Fenacon para que interceda junto a Receita Federal uma possível prorrogação do prazo.

Confira a íntegra do documento.

 

Junho

Saldo positivo após reuniões em Florianópolis

O presidente do Sescon/SC, Claudinei Bertotto, acompanhado pelos diretores Gustavo Luiz Santana, Cenildo Colossi e pelo ex-presidente Eugenio Vicenzi, participaram de diversas reuniões de trabalho em Florianópolis durante os dias 26 e 27 de junho.

No dia 26/06, além da reunião do Simplifica SC, ocorreram reuniões com o presidente da JUCESC e com a Secretaria do Estado da Fazenda que atua na Operação Concorrência Leal. 

Já na quarta-feira, 27/06, ocorreram reuniões com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e com o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (Cremesc).

Diretoria Relatório de Gestão

A Diretoria da Gestão 2014 – 2018 do Sescon/SC, produziu um vídeo com um resumo das Atividades realizadas durante esse período.

O material, publicado no site da entidade e nas redes sociais, é apresentado pelo presidente Eugenio Vicenzi representando todos os membros da última diretoria. Confira o vídeo!

 

Encontro com a Receita Federal em Joaçaba

O Sescon/SC esteve envolvido na realização do Encontro com a Receita Federal na região de Joaçaba, que aconteceu em 26/06.

Foram 136 participantes no evento, onde foi abordado o eSocial, EFD Reinf e DCTF Web.

Representando o Sescon/SC estiveram presentes o diretor regional Luis Fernando Righi e o diretor Joel Luiz Silva.

 

Pedido de prorrogação do prazo da entrega mensal da EFD-REINF

O empresário contábil Vilson Wegener, ainda como diretor financeiro da Fenacon, encaminhou para a Fenacon, a pedido dos empresários contábeis catarinenses, a solicitação de prorrogação do prazo da entrega mensal da EFD-REINF – que substituirá a DIRF (anual) assim que o eSocial entrar em vigor – para o segundo mês da ocorrência do fato gerador, que hoje, conforme a instrução normativa, seria para o mês seguinte.

O Sescon/SC entendeu a dificuldade de atendimento do prazo estabelecido pela Receita Federal e deu irrestrito apoio à proposta.

 

Maio

Live gratuita sobre eSocial

No dia 30 de maio, o Sescon/SC realizou uma transmissão ao vivo pelo Facebook com o instrutor Leandro A. Lunardi. O tema abordado na transmissão foi o eSocial, cujo conteúdo foi visto por quase mil pessoas e contou com dezenas de comentários.

A ação teve um ótimo resultado e em breve outras lives serão feitas pela entidade para esclarecer dúvidas dos internautas.

Forum Simplifica

O Sescon/SC, representado pelo ex-presidente Eugenio Vicenzi, participou no dia 18/05 de mais uma reunião do Fórum Simplifica.

Na pauta do dia assuntos como:

– Estatística completa sobre a abertura de empresas em Santa Catarina;
– Alteração no comando das entidades coordenadoras;
– Proposta de elaboração de material instrutivo dos órgãos envolvidos no licenciamento simplificado;
– MP220 – ICMS (Revogada na Alesc em 08.05.18).

Primeira Reunião Nova Diretoria

No dia 11/05 foi realizada a primeira reunião da nova diretoria do Sescon/SC.

Na reunião onde foram discutidos diversos temas de interesse da classe, também foi assinado o Termo de Posse da nova diretoria, presidida pelo empresário contábil Claudinei Bertotto da cidade de Caçador.

 

Abril 2018

Negociações da CCT 2018/2019

Durante o mês abril, o Sescon/SC, através do assessor júridico, o advogado Alfredo Alexandre de Miranda Coutinho, iniciou as negociações da CCT 2018/2019 com os 12 sindicatos laborais. Apesar da negociação dura, nos mantemos firmes na proposta de que o reajuste salarial não ultrapassasse muito o índice do período, atendendo assim a reivindicação da categoria coletada durante as visitas na regionais.

Novidade: Área Restrita no site

O Sescon/SC disponibilizou aos seus associados uma área restrita no site onde diversos conteúdos exclusivos estão sendo disponibilizados, como por exemplo: Calendário Fiscal, Notícias Exclusivas, Videos, Ofícios encaminhados pelo entidade, Ações, Convites e Novas parcerias.

Para ter acessos a todos esses conteúdos basta o associados acessar www.sesconsc.org.br, clicar em Portal do Associado e em seguida clicar em Área Restrita, assim aparecerá a tela para digitar o e-mail e a senha de acesso ao portal do associado.

Balanço do Declare Certo 2018

O Sescon/SC realizou, pelo décimo primeiro ano consecutivo, a campanha Declare Certo orientando gratuitamente os contribuintes sobre a forma correta de fazer a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Em 2018, foram oito cidades onde o evento foi realizado: Concórdia, Rio do Sul, Joinville, Itajaí, Videira, Chapecó, São Bento do Sul e Rio Negrinho.

Ao todo, aproximadamente 300 contribuintes foram orientados pelos profissionais que dedicaram parte do seu tempo nessa ação social do Sescon/SC em parceria com as demais entidades contábeis do estado e universidades locais. Também foram realizadas entrevistas para diversos veículos de mídia, como rádios, emissoras de TV e jornais.

 

Março 2018

Para facilitar a declaração do IRPF 2018

O Sescon/SC disponibilizou, aos seus representados, o programa IR Analytics. Uma ferramenta facilitadora, que minimiza o trabalho do contador na hora de declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física.

Associados que quitaram a Sindical 2017 e 2018 ganharam gratuidade. Já os demais associados e representados ganharam um excelente desconto para a aquisição.

 

Sescon/SC promove encontros para ouvir representados sobre CCT 2018/2019

Pinhalzinho

Durante o mês de março, o presidente eleito do Sescon/SC, Claudinei Bertotto, percorre o estado para ouvir os representados a respeito da Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019, que dará subsídio para as negociações com os Sindicatos Laborais.

Ao todo 25 encontros em todas as regiões do estado, sempre acompanhado pela assessoria jurídica da entidade. Saiba mais em http://sesconsc.org.br/noticias/sescon-sc-promove-encontros-para-ouvir-representados-sobre-cct-2018-2019/

 

Declare Certo: ações de orientação sobre o IRPF por todo o estado

Com o slogan “Evite problemas com o Leão, procure a orientação de um empresário contábil”, o Sescon/SC, realiza todos os anos atendimento a população catarinense em diversas cidade do estado. A iniciativa fortalece a imagem da Empresa Contábil como apoio seguro aos contribuintes na hora de ajustar as contas com o leão. Leia mais em http://sesconsc.org.br/noticias/declare-certo-acoes-de-orientacao-sobre-o-irpf-por-todo-o-estado/

 

Fevereiro 2018

Associados do Sescon/SC elegem a Chapa Única com 96,32% de votos favoráveis

No dia 22 de Fevereiro, o Sescon/SC realizou as Eleições para eleger sua Nova Diretoria – Gestão 2018/2022 e para aprovar a nova redação do Estatuto com a base territorial alterada.

Na eleição, que aconteceu por meio de um sistema online, das 8 até as 18 horas, foi eleita a Chapa Única com 96,32% de votos favoráveis, da mesma forma que foi aprovada a alteração no Estatuto da entidade com 93,41%. Leia mais em http://sesconsc.org.br/noticias/associados-do-sescon-sc-elegem-chapa-unica/

 

Desconto especial no 4° Enescopar

Empresários associados ao SESCON/SC tiveram desconto especial para participar do 4º Enescopar – Encontro das Empresas de Serviços do Paraná, que aconteceu no mês de março em Curitiba. Na programação estiveram palestrantes como Marcelo Violento, Arthur Igreja, Gil Giardelli, Ricardo Dória e Jaqueline Weigel.

 

Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie (DME)

O Sescon/SC disponibilizou, em Fevereiro, arquivos das instruções e base legal para atender mais uma obrigação acessória instituída pela Receita Federal do Brasil, a DME, Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie, pela Instrução Normativa RFB nº 1.761, publicada no Diário Oficial da União de 21.11.2017. Saiba mais em http://sesconsc.org.br/noticias/declaracao-de-operacoes-liquidadas-com-moeda-em-especie-dme/

 

 

Janeiro 2018

Sescon/SC faz acordo para manter posto da Jucesc em Itajaí

Com o objetivo de continuar o atendimento para todos aqueles que necessitam dos serviços da Junta Comercial em Itajaí, o Sescon/SC firmou um acordo de cooperação com a Jucesc para realizar os atendimentos do orgão na cidade.

Para evitar que os empresários se deslocassem até Florianópolis para receber atendimento, o Sescon/SC assumiu o atendimento dos serviços da Jucesc a partir de Janeiro de 2018.

Leia mais em http://sesconsc.org.br/noticias/jucesc-escritorio-regional-de-itajai/

 

Na luta para garantir o Refis às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

O SESCON/SC e todo o Sistema Fenacon entraram na luta para garantir o Programa de Renúncia Fiscal (Refis) às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Isso porque o presidente, Michel Temer, vetou, no dia 5 de janeiro, o projeto de lei complementar que permitia o refinanciamento dos débitos com desconto de multas e juros, o chamado Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional (Pert-SN).

Veja a íntegra do Ofício enviado http://sesconsc.org.br/noticias/junte-se-ao-sescon-sc-na-luta-para-garantir-o-refis-as-microempresas-e-empresas-de-pequeno-porte/

 

Mais um benefício para associados

O Sescon/SC firmou convênio com a Stactus Sistemas, para disponibilizar aos associados um programa que aumenta em 80% a produtividade na geração da DIRF de cartões de crédito. Associados da entidade ganham 40% de desconto na aquisição do programa.

 

Planilhas do Simples Nacional

No mês de janeiro, o Sescon/SC disponibilizou, exclusivamente para os seus associados, a Planilha do Simples Nacional elaborada pelo secretário executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), Silas Santiago.

O objetivo da planilha é descomplicar um pouco a vida do empresário contábil, bastando preencher o valor da Receita Bruta dos 12 últimos meses.

 

Confira também as ações de anos anteriores:

Relembre algumas Ações em 2017 

Relembre algumas Ações em 2016

Relembre algumas Ações em 2015

Categoria: Notícias

  Comentários

O seu endereço de email não será publicado