20/07/2023        SESCON/SC        0 comentários.

No último dia 23 de junho, na cidade de Caçador, ocorreu a entrega do “Prêmio Contador João Celso Schoning”, que homenageia profissionais da área contábil reconhecidos pela sua atuação em defesa da classe, enaltecendo a profissão e a ética. Na edição deste ano, um dos homenageados foi o empresário contábil e ex-presidente do SESCON/SC, Claudinei Bertotto.

No mesmo dia, ocorria a entrega do Troféu Empresário do Ano, concedido pela Associação Empresarial de Itajaí (ACII). Durante o evento também foi entregue o “Prêmio Mulher Empresária”, que nesta edição agraciou a empresária contábil Marilene Jesuino Espíndola.

Aproximadamente 400 quilômetros separam esses dois personagens. Mas o que eles tem em comum?

Ambos são associados ao SESCON/SC e recentemente receberam prêmios em reconhecimento ao trabalho profissional desempenhado nas últimas décadas. Mas as coincidências não param por aí. Ambos compartilham de um histórico semelhante, com uma grande paixão pela profissão e muitas ideias convergentes.

Sem medo da Inteligência Artificial

Claudinei Bertotto iniciou sua atividade na área contábil quando ainda estudava no curso de Técnico em Contabilidade. Anos depois, quando já estudava no curso superior de Ciências Contábeis, abriu sua empresa contábil com um amigo da faculdade.

Para ele não há o que temer quando o assunto é inteligência artificial. “Contador não faz só conta, calcula imposto, gera a guia e envia pro cliente pagar. Nossa profissão é muito mais voltada para a área de gestão. Nossa principal função é fazer controles, registros que geram informações para os administradores. E isso a máquina não consegue fazer sozinha. A inteligência está nas pessoas”, destaca Bertotto.

Desde muito jovem, Bertotto já participava das entidades de classe. Pois acreditava que tinha muito a aprender se aproximando dos profissionais mais experientes. Dessa forma, ao longo dos anos participou das diretorias do Sindicont, Fecontesc e SESCON/SC. Até que em 2018 foi eleito presidente do SESCON/SC, onde ficou a frente da entidade até o ano de 2022.

Para ele, quando a pessoa está a frente de uma entidade como o SESCON/SC, ela vê o mundo de um outro ângulo, mais ampliado. “Como presidente do SESCON/SC pude me aprofundar nos interesses da entidade e nos interesses dos representados. E vejo nessa questão o meu maior aprendizado. Pois tive a oportunidade de buscar conciliar os interesses, fazendo com que eles convirjam para atender satisfatoriamente os dois lados” relata o ex-presidente.

Há aproximadamente 40 anos de carreira profissional, Bertotto acredita que a vida é feita de escolhas e se pudesse refazer as escolhas, seguiria o mesmo caminho. “Espero que os novos profissionais possam se espelhar na nossa trajetória, assim como eu fiz no passado e cheguei até aqui. A contabilidade não é fácil, assim como diversas outras profissões. Mas a contabilidade proporciona, para aqueles que são bons profissionais, muito reconhecimento, dignidade e até uma boa condição financeira. Mas para isso é fundamental continuar estudando, se aperfeiçoando e apoiando as entidades que defendem a classe”, enfatiza Bertotto.

Incentivando o ingresso de jovens na Contabilidade

Marilene Jesuino Espindola iniciou sua atividade profissional muito jovem, como secretária em um escritório de contabilidade, e traçou um belo caminho profissional até se tornar uma empresária contábil. “Se hoje estivesse iniciando a atividade profissional como aconteceu no passado, faria tudo igual. Acredito que se soubesse dos desafios que iria enfrentar na carreira, talvez não teria tanta coragem naquele momento. Mas se eu olhar para resultado que alcancei, quanto me desenvolvi, quanto conhecimento adquiri e quantas oportunidades a carreira me proporcionou, não tenho dúvidas que tudo foi graças à contabilidade, pois ela é fantástica” afirma Marilene.

Além de uma profissional referência na contabilidade, ela também é uma incentivadora de jovens para entrar na área. Costuma dizer a eles que, se ainda não definiram uma profissão, iniciem os estudos em Ciências Contábeis pois o curso irá abrir muitas portas. “A contabilidade é muito útil, não só para a vida profissional, mas também para a vida pessoal. Há um caminho muito vasto para seguir, onde os profissionais dedicados e comprometidos conseguem se engajar numa carreira muito promissora”, destaca.

Escolhida para receber o Prêmio Mulher Empresária da Associação Empresarial de Itajaí, Marilene Espíndola enxerga que esse é um momento especial para todas as empresárias e empresários contábeis. “Esse prêmio traz uma grande visibilidade e valoriza a área contábil. Pois quando se fala em empresária, logo se vem em mente alguém do comércio, da indústria ou outra área qualquer. A escolha de uma empresária contábil enaltece o seguimento, mostrando que a atividade vai além de estar sentada atrás de uma mesa calculando impostos, assinando papéis e fazendo análises. As empresas contábeis agregam valor aos seus clientes, gerando empregos e renda em todas as cidades, estados e para o país, além de contribuir com os governos gerando as informações fiscais e todas as demandas de obrigações acessórias que são impostas às empresas.” afirma Marilene.

Para ela, receber esse prêmio como mulher empresária é motivo de muito orgulho. “Em meu discurso destaquei que dividia esse prêmio com outras mulheres, que empreendem, que lutam e que fazem a diferença na sociedade, desbravando o caminho do empreendedorismo com seu jeito diferenciado” finaliza.



Categoria: Notícias

  Comentários

O seu endereço de email não será publicado