sesconsc@sesconsc.org.br      (47) 3433-9849

Histórico

Inicio  ⁄  Histórico

No início da década de 80, em Joinville, jovens contabilistas reuniam-se mensalmente para confraternizarem e discutirem os assuntos da classe.

Foi a partir dessas reuniões que surgiu a idéia de uma mobilização para a criação de um Sindicato Patronal Estadual. Os escritórios haviam crescido e se tornado em empresas contábeis. À época, a classe contábil estava atrelada ao Sindicato do Comércio e, por ocasião das convenções coletivas, o assunto era tratado entre a Federação do Comércio e Federação dos Comerciários, ficando os contabilistas sem voz


Em 09 de julho de 1984, às 19 h, na sede do Sindicato dos Contabilistas de Joinville, no 9º andar do Edifício Manchester, aconteceu a primeira reunião. Após discutirem sobre a criação da Associação Profissional, elegeram uma comissão, formada por Carlos Kinas Sobrinho, Raul Schroeder, Ari Lemke e Curt Fritz. O Contador José Lourival Klein ficou responsável pela execução do processo da criação da Associação Profissional.


A idéia era a Associação como primeiro passo para se chegar ao status de Sindicato Estadual.


A Assembléia Geral Extraordinária, convocada através do Edital nº 12.541, publicado no Diário Oficial, em 04/09/84 foi realizada no dia 15/09/84, às 17h30min, no salão de reuniões do Clube Recreativo Esportivo Cruzeiro, na Av. Rio Branco, nº 199, em Joaçaba. Os 35 presentes aprovaram por unanimidade a oficialização da Associação Profissional das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de Santa Catarina, tendo como presidente o contador Carlos Kinas Sobrinho. Após foi aprovado por unanimidade o Estatuto da nova Entidade.


Em reunião de Diretoria no dia 04.09.1985, na cidade de Joinville, foi deliberado requerer a investidura Sindical, transformando a ASSOCIAÇÃO em SINDICATO.


O Sindicato de Assessoramento obteve a CARTA SINDICAL, reconhecido pelo M.T.b. em 24.12.1987, assinada pelo então Ministro do Trabalho, Almir Pazzianotto Pinto.


Em 1988 foi incluída a Categoria Econômica “Empresas de Serviços Contábeis”, passando o sindicato a denominar-se “SINDICATO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS, ASSESSORAMENTO, PERICIAS, INFORMAÇÕES E PESQUISAS NO ESTADO DE SANTA CATARINA”.


Em razão da necessidade de melhores condições de trabalho, o Sindicato, , adquiriu em 11.12.1994 a Sala 307 do Edifício Centro Comercial Cidade de Joinville, passando a ter sua sede própria.


Cumprindo o plano estratégico que visava a expansão das atividades da entidade em todo o Estado, aconteceu no dia 27 de maio de 2004, em Joaçaba/SC, a assinatura do ACORDO DE COOPERAÇÃO entre Sescon/SC, Fecontesc e CRCSC, para a criação das DIRETORIAS REGIONAIS DO SESCON/SC em todo o Estado, ocasião em que foi empossado o primeiro Diretor Regional, Nelson Antonio Quioca. A partir deste momento, foram instaladas mais 17 diretorias nas regiões de Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Balneário Camboriú, Itajaí, Rio do Sul, Curitibanos, Chapecó, Lages, Canoinhas, Videira, São Miguel do Oeste, Caçador, Araranguá, Tubarão, Xanxerê, Concórdia e Brusque. O Sescon/SC coloca-se verdadeiramente na condição de Sindicato de representação estadual.