Na tarde de terça-feira (13) no auditório do Sescon/SC em Joinville foi realizada gratuitamente uma Palestra sobre a Lei da Aprendizagem: Por que não contratar um aprendiz?
Lei Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005. Determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional.
No momento, estão trabalhando como aprendizes em Joinville cerca de 3 mil jovens. Até 2016, a meta é chegar a 10 mil participantes. O programa Jovem Aprendiz, do governo federal, é direcionado para jovens que estão cursando a escola regularmente, oferecendo a oportunidade de trabalharem com horário diferenciado e frequentarem um curso profissionalizando pago pela empresa.
Na palestra realizada pelo Sescon/SC em parceria com o Comitê Municipal de Aprendizagem ocorreu a apresentação da legislação e de cases.
O evento que reuniu algumas dezenas de participantes contou também com a presença dos auditores fiscais do Ministério do Trabalho, Alexandre Stefano Paranzini e Luciana Xavier Sans de Carvalho, além de representantes das entidades que atendem o Jovem Aprendiz: SENAC, SENAI, Colégio Elias Moreira, ESPRO, CIEE, GERAR, RENAPSI, IOS e Instituto Dom Bosco.
Comentários