Assinado pelo presidente do Sescon/SC, Elias Nicoletti Barth, a entidade encaminhou sugestões para a Receita Federal com o objetivo de melhorar o programa do IRPF. Confira abaixo o documento na íntegra e a resposta assinada por Helena M G Medeiros, da RFB – Supervisão dos Programas IRPF.
…………………………………………………………..
Prezados Senhores,
O Sescon/SC – Sindicato da Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Santa Catarina -, através de seu Vice Presidente Eugênio Vicenzi, elaborou um rol de sugestões de melhorias para o sistema da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física para 2010.
As sugestões visam principalmente tornar o programa IRPF multiusuário e diante da análise feita no IRPF 2009, as sugestões são as seguintes:
1. Na tela de abertura onde mostra a imagem do programa que seja criado um parâmetro para poder ser ocultado em abertura futuras como já existia na versão Windows. Ou a diminuição do tempo de visualização da Imagem para depois acessar o programa.
2. Na impressão da declaração, criar um parâmetro para definir qual a forma que se queira imprimir. (visualização, PDF ou Imprimir)
3. Impressão em PDF, na hora de gerar o arquivo no formato, ao invés de salvar com o nome relatório.PDF que salve com o nome do declarante acompanhado do CPF.PDF.
4. Na impressão dos recebidos trazer os declarantes em ordem alfabética.
5. Ter a possibilidade de selecionar vários ou todos os declarantes para impressão da declaração e ou recibos.
6. Não sair da tela de impressão de forma automática a cada declaração ou recibo impresso.
7. Ter a possibilidade de selecionar vários ou todos os declarantes para impressão dos DARFs.
8. Relatório em ordem alfabética de todos os declarantes com o somatório no final, para se obter quantas declarações foram processados.
9. Relatório em ordem alfabética com os valores de imposto a pagar, número de parcelas e o valor de cada parcela.
10. Relatório em ordem alfabética com os valores de imposto a restituir indicando o código da instituição financeira, agência e conta.
11. No momento em que a declaração for gravada, já trazer com o declarante selecionado para a transmissão sem a necessidade de abrir nova tela para seleção. (a exemplo do funcionamento nas versões anteriores na plataforma Windows)
12. Ter a possibilidade de selecionar mais de um declarante para gravar a declaração.
13. Na tela de transmissão trazer os declarantes em ordem alfabética como Default, hoje trás em ordem de CPF, para que isso aconteça temos que clicar na barra do cabeçalho.
14. Na tela onde é informado o banco para restituição deveria existir a possibilidade de pesquisar o banco pelo nome, já que atualmente a listagem que aparece está em ordem numérica.
15. Na versão atual, no item “Ficha Bens e Direitos”, ao discriminar o bem, esta informação não é gravada se não for acionado o TAB para seguir para o campo dos valores em situação 31/12/2007 e 31/12/2008.
16. Ainda na discriminação de bens, deveria, ao selecionar o texto, aparecer a opção (copiar, colar, recortar e desfazer) ao clicar o botão direito do mouse.
17. O relatório onde é impresso os nomes e os CPF’s, possa ser impresso em ordem alfabética e com o número do recibo também, a exemplo do ano anterior. Porque na versão atual é possivel imprimir apenas por ordem de CPF, e não tem o número do recibo.
Certos de estarmos contribuindo para a melhoria do processo agradecemos vossa atenção,
Com nossas cordiais estimas e respeitosamente,
Elias Nicoletti Barth, Presidente do Sescon/SC
…………………………………………………………………………………………..
Prezado Sr,
As suas sugestões serão analisadas pela equipe de especificação e desenvolvimento dos Programas IRPF.
No que se refere à utilização do Programa IRPF informamos que o mesmo não foi concebido para uso por vários usuários simultâneos e acesso concorrente às suas bases de dados. Desenvolver o Programa IRPF multiusuário não é simples visto que envolveria questões como segurança, controle de concorrência, tolerância a falhas e outras. além de que tal implementação traria uma complexidade maior ao programa.
Entretanto, o programa pode ser instalado em um sistema compartilhado de arquivos (disco de rede) e pode ter seus diretórios de dados compartilhados. Basta alterar a configuração do programa, localizado no arquivo IRPF2010.INI no diretório de instalação do IRPF2010, alterando o caminho indicado para a pasta de dados (atentar para a forma de separação de diretórios do Sistema Operacional utilizado. Ex: no Windows, separar os diretórios com uma “/”). Obviamente, a declaração poderá ser usada por apenas um usuário de cada vez. Deve ficar claro que o PRÓPRIO usuário deve estar CIENTE dessas alterações e é responsável por elas.
É importante ressaltar que a Receita Federal do Brasil não realiza testes dos programas IRPF em tais situações e não se responsabiliza por perdas de dados, acesso indevido ou outras possíveis conseqüências que porventura ocorram em decorrência de tal forma de uso.
Aproveitamos a oportunidade para informar que este ano estamos atendendo uma solicitação frequente dos profissionais da área contábil que é a impressão de relatórios com informações resumidas das declarações. No Programa IRPF 2010 foi desenvolvida uma função de impressão com informações sobre as declarações com CPF, Nome, Nº do Recibo, Tipo da declaração (Ajuste Anual ou Final de Espólio; Opção pelo Desconto Simplificado ou Deduções Legais; Original ou Retificadora), Resultado (a pagar, a restituir ou sem saldo de imposto).
Esta opção está disponível via Menu Declaração/Imprimir/Relação de Declarações.
Na versão de testes (beta) a ordenação ainda não está disponível, mas para a versão final a ordenação das declarações poderá ser feita por Nome (ordem alfabética) ou por CPF.
Este relatório foi desenvolvido pela equipe da Receita Federal do Brasil para atender às diversas solicitações de contabilistas de todo o Brasil, de modo a facilitar o seu trabalho.
A Receita Federal do Brasil agradece a sua colaboração.
Atenciosamente,
Helena M G Medeiros, RFB – Supervisão dos Programas IRPF
Comentários