Na manhã de sexta feira (10/02), o presidente Eugenio Vicenzi, juntamente com representantes do Comitê Permanente de Desburocratização e dos núcleos contábeis Ajorpeme e Acij, esteve reunido com o Secretário do Meio Ambiente de Joinville, Jonas de Medeiros.
O objetivo do encontro foi levar as reivindicações referentes ao Regin, que foram discutidas com empresários contábeis e profissionais da área, na última quarta feira (08/02).
As reivindicações constam em um ofício que pontua problemas existentes e sugestões, como a falta de capital humano para análise dos processos; a importância de implantar um sistema a fim de automatizar os processos; a implantação da Praça do Empreendedor; liberação de processos de baixo grau de risco; entre outros.
Durante a reunião, o secretário entregou um documento destacando a importância da interação com a classe contábil. “Venho por meio deste agradecer os apontamentos que serão encaminhados a esta Secretaria, pois entendo fundamental esse diálogo entre a SEMA e a classe que utiliza os serviços prestados. É através de um apontamento claro das dificuldades vivenciadas que teremos a oportunidade de aprimorar nossos processos e alinhar nossos serviços as necessidade da comunidade” destacou Jonas de Medeiros.
Ainda segundo o secretário, o fluxo de trabalho em novembro de 2016, fazia com que os processos transitavam em um período médio de 10 dias. Porém a partir de Dezembro, alguns fatores prolongaram essa média para 30 dias, dentre eles:
– Recesso normativo do setor apos 16/12;
– Exoneração de cargos, conforme determina a lei;
– Processo de consulta para o Simples Nacional, que aumentou a demanda do setor;
– Implantação da LOT, que alterou as diretrizes de uso e ocupação do solo;
– Adequação dos sistemas de consulta quanto às zonas de ocupação;
– Capacitação de equipe técnica quanto a nova legislação;
– Definição da Área Urbana Consolidada;
– Reforma Administrativa que modificou a estrutura da Sema;
– Redução da equipe em virtude das nomeações estarem aguardando deferimento.
Jonas de Medeiros reforçou que algumas ações já foram realizadas para sanar os problemas, como a nomeação emergencial de mais dois membros exclusivos para atendimento, bem como o processo de informatização das consultas, que já estão caminhando de forma acelerada. “Estima-se retomada do fluxo normal de trabalho ainda no mês de fevereiro”, relatou o secretário.
Ficaremos monitorando e cobrando os resultados esperados.
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