Oficina Desburocratização passou por Joinville
Os empresários contábeis tiveram a oportunidade na sexta-feira (16) de debater e indicar soluções para a desburocratização na abertura, manutenção e fechamento de empresas.
A ação, que também foi realizada em outros estados, resultará na elaboração de um documento que será entregue ao ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos, com a compilação das sugestões.
O encontro, denominado Oficina de Desburocratização, faz parte do convênio de cooperação entre a Fenacon e o Sebrae Nacional. O acordo contempla o desenvolvimento de estudos e pesquisas para identificação de oportunidades de desburocratização, acompanhamento tributário das empresas e suporte aos empresários contábeis no dia-a-dia das micro e pequenas empresas.
O encontro que contou com a participação do presidente do Sescon/SC Eugenio Vicenzi, teve a mediação do Sebrae e foi conduzido pelo vice-presidente da Fenacon da Região Sul, Moacir Carbonera. No cronograma foram debatidos seis temas: Tributos e obrigações acessórias/nota fiscal eletrônica; legalização/alteração/baixa de empresas; certificação digital; rotinas trabalhistas; rotinas contábeis; atendimento pelos órgãos públicos.
“Estamos sugerindo ao governo algumas alterações com relação a desburocratização das obrigações acessórias. Nós não queremos tirar do governo o direito de cobrar o imposto, nós só queremos que o governo simplifique”, relata Carbonera.
VIDEO INSTITUCIONAL SESCON/SC 40 ANOS
06/12/2024Vídeo Institucional SESCON/SC
06/10/20225º SESCONTEC – Fórum Tecnológico Sescon/SC
05/10/2022Sescon/SC completa 37 anos
15/09/2021Sescon/SC Notícias
06/03/2021Sescon/SC Notícias
19/02/2021
Comentários